Painel apresenta visões sobre o cisto dermoide e endometrioma e questiona se a cirurgia pré-FIV é recomendada

(Marcelo Rocha Filho)

(George Hamilton Caldas Silveira)

A endometriose afeta cerca de 10% da população feminina durante a vida reprodutiva. Entre pacientes que precisam realizar tratamentos de reprodução assistida, a taxa varia entre 10% e 25%. Apontada como fator desencadeante de quadros de infertilidade, a endometriose pré-fertilização é alvo de debates dentro da classe médica. O tema esteve em pauta durante o CBRA 2019, no painel que trouxe os drs. Marcelo Rocha Filho e George Hamilton Caldas Silveira. Ambos discutiram os prós e contras de cirurgias para retirada de cistos dermoides e endometriomas em pacientes com fertilização in vitro agendada.

Segundo o dr. Marcelo Rocha, o maior risco da não-intervenção cirúrgica é a evolução das patologias para quadros mais graves. “Nos estudos realizados, não houve diferença entre pacientes operadas e não operadas em relação à qualidade embrionária, ao desenvolvimento da gravidez e aos nascimentos vivos durante o ciclo de fertilização”, detalhou. Para o dr. George Hamilton, a presença de cisto dermoide e endometrioma só deve levar à cirurgia aquelas pacientes cuja qualidade de vida é afetada.  “Em mulheres pré-fertilização in vitro que apresentam muitas dores ou obstrução nas vias urinárias e intestinais, a cirurgia para retirada pode ser feita, desde que com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Na maior parte dos casos, nada se coloca à frente da fertilização in vitro, até porque as técnicas de implantação são muito modernas e seguras”, destacou.

Tanto Marcelo quanto George foram enfáticos em relação à individualização dos atendimentos. A análise criteriosa das condições de saúde, expectativas e implicações da cirurgia é essencial: “cada caso é único, não temos como generalizar um tema tão sensível para pacientes em tratamento de reprodução assistida”, concluíram. #cbra2019

 

Organização: MarkMesse

Conteúdo: Básica Comunicações

Fotos: Eneas Gomez